top of page

DIAGNÓSTICO

 

 

 

CRIANÇAS

A intoxicação por chumbo é, nos seus estados iniciais, uma patologia sub-clínica. Crianças com níveis elevados de chumbo no organismo tendem a ser assintomáticas a concentrações <70 μg/dL. No entanto, o Chumbo pode desencadear danos severos no organismo mesmo a níveis inferiores a 70 μg/dL. Os sistemas neurológico, cardiovascular, hematológico e gastrointestinal, bem como o seu desenvolvimento físico, podem ser afetados pelos níveis elevados de Chumbo. Também foram detalhados atrasos no desenvolvimento sexual, cólicas gastrointestinais, danos a nível da função motora, atrasos mentais, obstipação, cáries dentárias, hiperatividade, entre outros, foram associados a níveis elevados de Chumbo e toxicidade em crianças  (Schnur, J.; et al., 2014).

 

Tabela 1. Níveis sanguíneos de Chumbo na criança como indicadores de risco para a saúde

(adaptado de Klaassen, Curtis D., 2008)

GERAL

Diagnóstico da intoxicação pelo chumbo:

  • Níveis de Pb em sangue total

  • Biomarcadores de efeito:

aumento de ALA no sangue e urina

protoporfirina no sangue (eritrócitos)

acumulação de coproporfirina na urina

  • Caracterização de pontuado basófilo nos eritrócitos

  • Níveis urinários de Pb (muito variáveis)

  • Doseamento de Pb nos cabelos (crescimento de 1 cm por mês) (Nelson, L.; et al.)


 

© Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Toxicologia Mecanística no ano letivo de 2013/2014 do Curso de Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP). Este trabalho tem a responsabilidade pedagógica e científica do Prof. Doutor Fernando Remião do Laboratório de Toxicologia da FFUP.

Declaração de Integridade

Os autores deste trabalho, Elsa Sousa (200601854), Paola Rocha (200807620) e Pedro Milheiro (200805391) , estudantes do MICF da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, declaramos ter atuado com absoluta integridade na elaboração desta monografia.

Nesse sentido, confirmamos que NÃO incorremos em plágio (ato pelo qual um indivíduo, mesmo por omissão, assume a autoria de um determinado trabalho intelectual ou partes dele). Mais declaramos que todas as frases que retiramos de trabalhos anteriores pertencentes a outros autores foram referenciadas ou redigidas com novas palavras, tendo neste caso colocado a citação da fonte bibliográfica.

 

Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, 29 de maio de 2014 

bottom of page