top of page

A exposição ao chumbo é um problema global. Hoje em dia toda a gente está exposta ao chumbo presente no ambiente.

 

Vias de exposição

 

A exposição ao chumbo pode ocorrer por ingestão, inalação ou através da pele, sendo esta última a via de exposição menos preocupante.

 

VIA ORAL

É a via de exposição mais comum, constituindo a principal via de exposição para a população em geral, especialmente para as crianças. A extensão dos danos varia coma extensão da quantidade de chumbo absorvida. A absorção pode variar com as características fisiológicas do indivíduo exposto (idade, jejum, concentração de cálcio e ferro no organismo), bem como com a quantidade e caraterísticas fisioquímicas das partículas ingeridas (tamanho da partícula, solubilidade).

 

VIA INALATÓRIA

É a segunda maior via de exposição para o chumbo. A quantidade de partículas inalada é praticamente absorvida na sua totalidade ao contrário do que acontece no caso da exposição por via oral. Esta via constitui a principal via de exposição para indivíduos quetrabalhem com chumbo ou pessoas que estão envolvidas em atividades de renovação.

 

VIA CUTÂNEA

É a via de exposição menos importante uma vez que a quantidade de chumbo absorvida é bastante menor do que a quantidade absorvida por ingestão ou inalação. O chumbo parece só penetrar a pele sob a forma de nitrato de chumbo. A maioria da sua absorção é feita após 12h da exposição, sendo a exfoliação um método de tratamento eficaz se efetuado dentro desta janela de tempo e o mais rápido possível. Esta via constitui uma importante via de exposição para pessoas que trabalham com chumbo.

 

Para além destas vias de exposição pode ainda falar-se de exposição endógena. Este tipo de exposição contribui significativamente para os níveis de chumbo na corrente sanguínea de cada indivíduo, uma vez que após a absorção do chumbo este pode armazenar-se, por longos períodos de tempo, no corpo em tecidos mineralizados (dentes, ossos). Este chumbo armazenado pode ser novamente libertado para a corrente sanguínea, principalmente em casos de deficiência em cálcio (ATSDR, 2007, Toxicological profile for lead).

 

Fontes de exposição

 

A distrihuição de chumbo no ambiente varia consoante o local. As principais fontes de exposição ao chumbo são:

 

 

 

 


 

Uma pessoa pode ficar exposta a quantidades relativamente grandes de chumbo nas seguintes situações:

  • Ingerindo pedaços de tinta que contenham chumbo;

  • Permitindo que um objeto metálico de chumbo (bala, peso dos que se usam para pescar ou apanhar pássaros) permaneça no organismo;

  • Queimando madeira pintada com chumbo num local fechado;

  • Tomando medicamentos que contenham compostos de chumbo;

  • Utilizando artigos de cerâmica revestidos de chumbo ou vidro com chumbo para armazenar ou servir comida;

  • Inalando gases de gasolina com chumbo;

  • Expondo-se a trabalhos relacionados com fontes de chumbo sem estar protegido com respiradores, ventilação adequada ou aparelhos que eliminam o pó (Manual Merck).


 
bottom of page