top of page

 

A produção significativa de chumbo começou por volta dos 3000 a.C., onde grandes minas em Espanha e Grécia começaram a contribuir para sua a global distribuição atmosférica. O Império Romano foi a primeira sociedade a usar o chumbo em larga escala. A nome do chumbo em latim é plumbum o qual deu origem ao seu símbolo químico Pb. Devido ao seu sabor levemente doce, os romanos utilizavam o chumbo como aditivo no vinho. Posteriormente esta prática estendeu-se por toda a Europa, apesar das queixas de cólicas severas, anemia e gota.

 

Em tempos mais modernos, o chumbo começou a ser utilizado como aditivo em tintas, devido à sua durabilidade, e também como aditivo na gasolina, constituindo este um dis maiores erros de saúde pública do séc. XX (Toxipédia).

 


 

© Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Toxicologia Mecanística no ano letivo de 2013/2014 do Curso de Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP). Este trabalho tem a responsabilidade pedagógica e científica do Prof. Doutor Fernando Remião do Laboratório de Toxicologia da FFUP.

Declaração de Integridade

Os autores deste trabalho, Elsa Sousa (200601854), Paola Rocha (200807620) e Pedro Milheiro (200805391) , estudantes do MICF da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, declaramos ter atuado com absoluta integridade na elaboração desta monografia.

Nesse sentido, confirmamos que NÃO incorremos em plágio (ato pelo qual um indivíduo, mesmo por omissão, assume a autoria de um determinado trabalho intelectual ou partes dele). Mais declaramos que todas as frases que retiramos de trabalhos anteriores pertencentes a outros autores foram referenciadas ou redigidas com novas palavras, tendo neste caso colocado a citação da fonte bibliográfica.

 

Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, 29 de maio de 2014 

bottom of page